Publicações e pesquisas
A Medialogue realiza pesquisas e publica guias e e-books que contribuem para ampliar o conhecimento sobre estratégias de comunicação digital em várias áreas. A série de pesquisas POLÍTICO 2.0 tornou-se referência nessa área e teve uma grande repercussão na mídia.
Também pesquisamos o uso da internet por CEOs de grandes empresas brasileiras e produzimos guias sobre direito eleitoral digital, SEO, entre outros assuntos. Todas as pesquisas e estudos produzidos pela Medialogue são disponibilizadas gratuitamente sob uma licença Creative Commons, o que possibilita a reprodução das informações desde que citada a fonte.
Como remover conteúdos negativos da internet
Este pequeno manual da Medialogue Digital mostra os caminhos e sugere 15 medidas, das mais básicas às mais extremas, para lidar com ataques na internet. Quando atuamos em projetos de gestão de reputação digital uma das dúvidas mais frequentes que identificamos é sobre a possibilidade de remover conteúdos negativos da internet. É importante saber o que é possível fazer e quais são as limitações desse tipo de ação.
14/07/2017
Político 2.0 – Congresso na web (2011)
A pesquisa Político 2.0 realizada pela Medialogue reuniu mais de 70 mil dados para produzir um mapa do poder digital no Brasil. O trabalho inédito mostra quem são os senadores e deputados federais que mais utilizam a internet, como interagem com seus eleitores, quais são os mais presentes e os mais seguidos nas redes sociais, além de uma série de informações.
26/11/2011
15 razões de sucesso de um canal digital político (2011)
Este estudo da Medialogue tem como base o acompanhamento e a análise diária de métricas do canal Observador Político (OP), uma plataforma colaborativa lançada em 2011 que ajudou a promover e reinventar o debate político na web brasileira. Este levantamento analisa os principais indicadores relacionados aos três primeiros meses de vida do OP.
31/10/2011
Político 2.0 – Vereadores de São Paulo (2011)
A pesquisa Político 2.0 – Vereadores de São Paulo, produzida pela Medialogue, é um levantamento que analisa como os vereadores de São Paulo usam a internet e as redes sociais para se comunicarem com seus eleitores. O estudo reúne 25 gráficos e 65 tabelas que mostram como é esta utilização e também os rankings com os vereadores que melhor usam as ferramentas disponíveis.
08/10/2011
E-trainning: Como produzir conteúdo que faz a diferença
Neste módulo de treinamento a equipe da Medialogue aborda questões essenciais para a produção de conteúdo editorial relevante e eficiente.
19/08/2011
O CEO nas mídias sociais
O estudo inédito sobre a presença dos CEOs nas mídias sociais elaborado pela Medialogue foi realizado com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a participação dos executivos do Brasil na web. Foram levantados dados dos dirigentes das 50 maiores empresas do país incluindo a sua presença em redes como o Linkedin, Twitter, Facebook, YouTube e Flickr, além dos sites das empresas que dirigem.
18/07/2011
15 presidentes nas redes sociais
Esta apresentação da equipe da Medialogue analisa exemplos da presença digital de alguns dos principais chefes de estado do mundo e políticos de destaque no Brasil. O documento traz casos de sucessos na construção de uma boa estratégia de reputação digital e destaca os pontos fracos desses políticos na web.
29/03/2011
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SP
A campanha para presidência da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) em 2009 marcou o início do uso das mídias sociais como estratégia principal de comunicação em uma eleição para a entidade. A Medialogue foi a responsável pelas ações de campanha na internet do presidente Luiz Flávio Borges D’Urso. O resultado, além de ter contribuído para a vitória nas urnas, produziu um estudo de caso único no uso de redes sociais.
22/03/2011
Reputação digital: 13 razões para pensar sobre o tema
Este estudo da Medialogue traz reflexões sobre o papel da internet na reputação digital de personalidades e políticos, ONGs e empresas.
10/11/2010
Como escrever para a internet: Noções básicas de SEO
Este estudo da Medialogue é um guia didático para produzir conteúdos que são achados com mais facilidades pelos buscadores utilizando noções básicas de SEO (Search Engine Optimization).
09/11/2010
Guia do Direito Eleitoral para Campanhas na Internet (2010)
A primeira edição do Guia do Direito Eleitoral para Campanhas na Internet, produzido pela Medialogue, apresenta 100 perguntas e respostas para orientar candidatos e eleitores sobre o uso da internet durante as eleições de 2010, ano em que o Brasil definiu e usou pela primeira vez uma legislação avançada para regular o uso da web em campanhas políticas. O levantamento contou com a coordenação técnica de Eduardo Nobre, advogado especializado em Direito Eleitoral, sócio do Leite, Tosto e Barros Advogados.
22/03/2010