Os principais influenciadores políticos na internet brasileira

Hoje em dia parece que todo mundo está disposto a discutir política nas redes sociais. Mas são tantas notícias, opiniões e “textões” no Face que fica difícil saber quem é realmente influente nessa conversa. Para entender melhor quem faz a diferença na discussão política da web, a Medialogue Digital analisou mais de 700 mil postagens feitas em redes sociais e ranqueou os principais influenciadores políticos na internet brasileira. Confira o estudo completo.

Por Gabriel Attuy, diretor da Medialogue Digital

O primeiro semestre de 2017 foi movimentado em Brasília. Entre a votação das reformas no Congresso, o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE e o desenrolar das delações da JBS, a discussão política na internet brasileira alcançou um novo patamar. Considerando a divulgação de notícias e comentários referentes aos principais temas políticos em discussão, o número de postagens feitas no Twitter apenas em junho de 2017 foi maior do que a conversa online somada dos primeiros três meses do ano na rede social. E em meio aos milhões de posts, alguns influenciadores digitais fizeram a diferença por seu alcance e o engajamento gerado por seus conteúdos.

Para entender melhor esse quadro a Medialogue Digital analisou mais de 700 mil postagens realizadas entre 6 de junho e 6 de julho de 2017 por cerca de 115 mil perfis no Twitter. O objetivo foi destacar os perfis ativos na rede social que tiveram a maior influência na discussão política nesse período.

Clique aqui e baixe o estudo completo.

A amostra da discussão no Twitter considera postagens que fizeram referência às principais figuras políticas do país e inclui a repercussão de eventos relevantes como o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE, o desenrolar das delações da JBS, a denúncia apresentada pela PGR contra o presidente Temer e a volta de Aécio Neves ao Senado.

Os 102 principais influenciadores políticos da web brasileira

Com base nas informações coletadas os perfis foram ranqueados de acordo com três critérios: frequência de postagem, alcance dos posts realizados e o engajamento dos seguidores com o conteúdo postado por meio de retuítes. A análise resultou em uma escala de influência que classifica os perfis de 0 a 10. O resultado mostrou um grupo de destaque composto por 102 perfis que registram pontuação 1 ou maior no ranking, considerando números arredondados. Os mais de 114 mil perfis que ficaram de fora tiveram pontuação entre 0 e 1.

Para consultar o ranking dos 102 principais influenciadores clique aqui.

Os principais perfis responderam por 26% dos seguidores e 65% das impressões

O alcance dos conteúdos divulgados pelos influenciadores apresentados a seguir é extremamente relevante na conversa total analisada. Apesar de terem realizado apenas cerca de 1% de todos os tuítes coletados no período, os 102 perfis avaliados respondem por 26% do número somado de seguidores da amostra completa de 115 mil tuiteiros.

Considerando as impressões, ou seja, o número potencial de usuários do Twitter que podem ter sido expostos às postagens analisadas, a influência é ainda maior. Os 102 perfis responderam por 65% do total de impressões considerando os mais de 700 mil tuítes que fazem parte da amostra da pesquisa.

O ranking dos tuiteiros em três blocos de influência e por categoria

Os maiores influenciadores estão apresentados no estudo em três blocos de influência, divididos entre os 22 perfis com pontuação de 3 a 10 na escala, os 20 perfis com 2, e os 60 perfis com 1. Os perfis foram classificados em cinco categorias que também contam com rankings:

  • Mídia tradicional: veículos de notícias impressos, televisão e rádio,
  • Mídia online: veículos de notícias online,
  • Canais engajados: veículos que expõe claramente sua inclinação política,
  • Jornalistas: perfis de profissionais vinculados a veículos da mídia tradicional ou online,
  • Independentes: perfis que não têm vínculo com canais da mídia tradicional ou que são relevantes pelo sua atuação pessoal e não necessariamente por conta do veículo em que publicam seus conteúdos.

O estudo completo pode ser baixado gratuitamente aqui.


Gabriel Attuy é jornalista e diretor da Medialogue Digital, consultoria de comunicação especializada em estratégias digitais.

A Medialogue Digital foi criada há quase dez anos com o propósito de oferecer serviços de comunicação digital associando tecnologia com a melhor tradição do jornalismo. Já trabalhamos ao lado de presidentes, ministros do Supremo, CEOs, prefeituras, empresas listadas entre as maiores do país e algumas das mais influentes ONGs brasileiras. É a empresa por trás do Reputation Guardian, uma suíte de serviços para enfrentar ataques difamatórios e promover presença positiva no Google e nas redes sociais. Para baixar outras pesquisas visite o nosso site.