CESA discute reputação digital de advogados

Cesa discute reputação digital de advogados

O Comitê de Direito Digital do CESA trouxe para discussão em sua reunião mais recente um tema que provoca cada vez mais preocupação no mundo jurídico: a Reputação Digital das Sociedades de Advogados na era da Informação. Assim como já acontece em outros países, no Brasil as pessoas já encontram canais para fazer queixas de serviços jurídicos, expondo abertamente profissionais e sociedades. Entre os exemplos, o Reclame Aqui e o site Love Mondays.

Trata-se de um sinal claro de uma transformação profunda que interfere cada vez mais na percepção de reputação dos profissionais do direito e das sociedades de advogados, com impacto direto na estrutura de seus negócios. Na exposição no Cesa foram abordados os principais riscos e oportunidades que surgem dessa nova realidade.

O que é reputação digital

A ideia central de reputação é a mesma no mundo do rádio, da televisão ou da internet. Reputação Digital é um conceito associado à velocidade da disseminação e ao alcance das informações na internet. Além disso, costumamos dizer que no ambiente digital ninguém é dono da própria informação. A reputação de cada um está constantemente sendo construída — ou destruída.

Compliance

Os departamentos de compliance de várias empresas pesquisam a internet e as redes sociais atrás de informações sobre seus fornecedores. Já se sabe de casos em que escritórios tiveram seus contratos suspensos devido informações encontradas na internet.

Reclame Aqui e Love Mondays

Sites como Reclame Aqui e Love Mondays registram reclamações sem qualquer tipo de crivo, sem limites para versões exageradas ou fantasiosas. Esses sites estão obrigando muitas empresas a adotar políticas de relacionamento específicas para contar desgastes causados por comentários negativos.

Insegurança

Informações negativas, erradas ou duvidosas geram questionamentos, insegurança e atrapalham a aproximação de possíveis clientes. É errado pensar que informações negativas na internet podem destruir um negócio automaticamente, na maior parte dos casos não é isso que ocorre. Pense nas informações negativas como uma estrada esburacada, que torna a viagem de seus clientes até vocês mais insegura e demorada.

Enfrentamento

A melhor maneira de mitigar os danos contra a reputação digital é monitorar conteúdos e agir de forma rápida e ordenada, seja na esfera extrajudicial ou judicial. A resposta tardia e desordenada corrobora com a potencialidade do dano que pode viralizar em poucas horas.

Para saber mais sobre Reputação Digital e como se proteger visite Reputation Guardian, uma suíte de serviços para enfrentar ataques difamatórios e promover presença positiva no Google e nas redes sociais.