Estudo avalia os 100 dias dos prefeitos no Facebook

Estudo da Medialogue avalia os 100 primeiros dias dos prefeitos no Facebook

Novo estudo lançado pela Medialogue e Reputation Guardian avaliou a performance dos prefeitos das capitais brasileiras no Facebook segundo 10 critérios objetivos e produziu um ranking de influência de acordo com a metodologia da pesquisa Político Digital.
Os três prefeitos no topo do ranking são Teresa Surita (PMDB) de Boa Vista, João Doria (PSDB) de São Paulo e ACM Neto (DEM) de Salvador. As páginas dos prefeitos no Facebook foram avaliadas nos 100 primeiras dias de gestão, de 1º de janeiro a 10 de abril de 2017.

Não foi objetivo do trabalho avaliar o que eles estão falando e nem se as pessoas aprovam ou não o que dizem. O propósito foi mensurar o tamanho das redes dos prefeitos no Facebook e a taxa de participação das pessoas nessas comunidades virtuais.

Confira o ranking completo dos prefeitos no Facebook.

O mínimo necessário para se criar uma estratégia de comunicação nas redes sociais é ter para quem falar, o que nas redes sociais se expressa em um número digamos, adequado, de fãs no Facebook, seguidores no Twitter e inscritos no canal do YouTube. Fazendo uma analogia com o mundo artístico, primeiro é preciso trabalhar para lotar a plateia, ao mesmo tempo que se faz piruetas para mantê-la acordada e, se tudo der certo, agradá-la a ponto convencê-la a recomendar o espetáculo para os amigos.

De algum modo, todos os prefeitos ranqueados no alto dessa pesquisa conseguiram vencer essas etapas. Eles têm muitos fãs, as pessoas curtem o que eles divulgam e a comunidade que formaram segue atraindo pessoas novas. O estudo da Medialogue apresenta dois cortes básicos: o número absoluto de fãs e a relação da audiência relativa ao número de eleitores de cada cidade, e indicadores de engajamento que medem o nível de interação dos fãs com os conteúdos postados nas páginas dos prefeitos.

Entre os prefeitos analisados, 10 foram considerados influentes no Facebook com uma nota de 10 a 6 no ranking. Isso indica que as suas páginas mantém um nível relevante de audiência considerando o número de eleitores de suas cidades e que o nível de engajamento com a página é alto. Outros 13 são presentes, com nota de 3 a 5, e apenas 3 são classificados como ausente com nota 2 ou abaixo.

24% dos eleitores seguem prefeitos no Facebook

Quase 8 milhões de pessoas são fãs das páginas dos 26 prefeitos no Facebook, o que equivale a quase um quarto do número somado de eleitores dessas cidades. Não é pouca coisa. E são 17 entre os 26 prefeitos que fazem ao menos uma postagem por dia, em média.

Ao todos os 26 prefeitos avaliados realizaram 4 mil postagens no período, agregaram 23 milhões de likes em posts e quase 5 milhões de compartilhamentos.

Para conferir o ranking completo dos prefeitos no Facebook e todos os indicadores comparados faça o download gratuito da pesquisa completa.

A Medialogue Digital foi criada há quase dez anos com o propósito de oferecer serviços de comunicação digital associando tecnologia com a melhor tradição do jornalismo. Já trabalhamos ao lado de presidentes, ministros do Supremo, CEOs, prefeituras, empresas listadas entre as maiores do país e algumas das mais influentes ONGs brasileiras. É a empresa por trás do Reputation Guardian, uma suíte de serviços para enfrentar ataques difamatórios e promover presença positiva no Google e nas redes sociais.