A Medialogue Digital lançou em março o projeto Parkinson Hoje (www.parkinsonhoje.com.br), um canal e comunidade online que reúne informações, dicas e materiais educacionais para todos aqueles que convivem com a doença de Parkinson, incluindo pacientes, cuidadores, parentes, amigos e profissionais de saúde. Com direção técnica do neurocirurgião Erich Fonoff, um dos maiores especialistas do Brasil, os canais de Parkinson Hoje oferecem informações confiáveis relevantes e embasadas cientificamente.
Com blog e canais no Facebook e YouTube, Parkinson Hoje é produzido por uma equipe de jornalistas especializados em saúde sob a orientação técnica direta de médicos. Com uma visão de esperança e otimismo em relação aos novos avanços da medicina na área, o propósito do canal é responder aos questionamentos básicos sobre a doença e, sobretudo, mostrar alternativas para se ter mais qualidade de vida e autonomia.
Em pouco mais de três meses o canal já abordou novos tratamentos, mostrou aplicativos para smartphones, apresentou dicas para aumentar a segurança e o bem-estar e trouxe as novidades no campo da pesquisa.
As cartilhas Parkinson Hoje
O canal divulga mensalmente cartilhas abordando temas de interesse do paciente, como segurança, direitos e como estar no comando da doença. As seguintes cartilhas já estão disponíveis para consulta em formato PDF e podem também ser baixadas e impressas:
Série de vídeos “Dr. Erich Fonoff responde”
Para responder as principais perguntas e dúvidas sobre a doença de Parkinson, o canal do projeto no YouTube conta com uma série atualizada semanalmente com o Dr. Erich Fonoff. Serão abordadas questões como o diagnóstico, tratamento e sintomas da doença.
Em que idade a doença de Parkinson é mais comum?
Quais são os sinais iniciais da doença de Parkinson?
Existe cura para a doença de Parkinson?
Perfil do Dr. Erich Fonoff
O Dr. Erich Fonoff, diretor técnico do canal Parkinson Hoje, é neurocirurgião e professor livre-docente do departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O seu trabalho de pesquisa médica no campo do tratamento de doenças neurológicas, realizado nos últimos 20 anos, já foi reconhecido pelas mais importantes instituições de pesquisa científica na Europa e nos Estados Unidos.
Ele é responsável por importantes descobertas sobre o tratamento da doença de Parkinson e outras doenças neurológicas e pelo desenvolvimento tecnológico neste campo.
Atuou como médico neurocirurgião na equipe do Hospital das Clínicas da FMUSP e coordenou o Laboratório de Neuromodulação de Dor Experimental do Hospital Sírio-Libanês. Para saber mais clique aqui.
Nada substitui a opinião de um médico
O conteúdo disponível no canal Parkinson Hoje não se destina a substituir orientações médicas, diagnósticos, tratamentos ou qualquer aconselhamento dado por profissionais qualificados sob qualquer circunstância. O leitor não deve se basear nas informações fornecidas no canal Parkinson Hoje para elaborar um diagnóstico ou conduzir um tratamento. A palavra final é sempre do médico. Nunca desconsidere ou postergue a busca pela opinião de um médico baseado em conteúdos consultados neste ou em qualquer outro canal que divulgue informações de saúde.
O canal Parkinson Hoje utiliza-se apenas de fontes reconhecidas pela classe médica e científica pelo rigor no trato das informações. Além disso, a equipe adota critérios jornalísticos de checagem antes de publicar qualquer informação. Pedimos que qualquer erro identificado pelos leitores seja comunicado imediatamente à nossa equipe para que eventuais correções possam ser feitas.
O canal Parkinson Hoje tem caráter exclusivo de esclarecimento e educação à sociedade e é produzido de acordo com as normas da resolução CFM Nº 1.974/2011.
A Medialogue Digital foi criada há quase dez anos com o propósito de oferecer serviços de comunicação digital associando tecnologia com a melhor tradição do jornalismo. Já trabalhamos ao lado de presidentes, ministros do Supremo, CEOs, prefeituras, empresas listadas entre as maiores do país e algumas das mais influentes ONGs brasileiras. É a empresa por trás do Reputation Guardian, uma suíte de serviços para enfrentar ataques difamatórios e promover presença positiva no Google e nas redes sociais. Para baixar outras pesquisas visite o nosso site.