Estudo da Medialogue avalia a atuação do Congresso nas redes sociais

Senadores e Deputados Federais realizam mais de 75 mil postagens por mês e recebem quase 3 milhões de comentários em seus canais sociais

Raio-X do Congresso nas Redes Sociais - Medialogue Digital

Se fosse uma agência de comunicação digital o Congresso Nacional seria uma das maiores do Brasil. Considerando a produção de conteúdo para perfis no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube de Senadores e Deputados Federais são mais de 75 mil posts por mês, uma média de 127 fotos, imagens, vídeos ou textos divulgados por cada parlamentar. A conclusão é do estudo Raio-X do Congresso nas Redes Sociais, que avaliou a performance dos congressistas nas quatro redes sociais. O canal mais popular é o Facebook que concentra 33 mil postagens por mês, cerca de 43% do conteúdo produzido. A análise faz parte da Pesquisa Medialogue Político Digital 2016, a terceira edição do estudo realizado pela agência que ranqueia os parlamentares mais influentes na internet.

Segundo o coordenador do estudo, jornalista Alexandre Secco, o uso intenso das redes sociais é um passo importante para estabelecer cada vez mais transparência entre políticos e seus eleitores, mas é importante que os perfis em redes sociais sejam verdadeiros canais de comunicação de duas mãos. “Caso contrário o Facebook e o Twitter tornam-se apenas mais um canal onde os políticos falam o que querem e não precisam dar satisfação ou responder questionamentos do público. Para que parlamentares sejam de fato influentes nas redes sociais é preciso interagir”. Para Secco, a pesquisa é importante porque vem ajudando a estabelecer novas práticas de comunicação usando os canais digitais e a mapear como parlamentares usam a rede para se comunicar com os seus eleitores. O estudo completo pode ser baixado gratuitamente em www.medialogue.com.br/congressonasredessociais. Para obter mais informações é preciso consultar a Medialogue pelo WhatsApp (11) 98361-4100.

Alexandre Secco Campanha Digital
É importante que perfis em redes sociais sejam verdadeiros canais de comunicação de duas mãos, diz Alexandre Secco, diretor da Medialogue e coordenador do estudo

O estudo Raio-X do Congresso nas Redes Sociais é financiado inteiramente pelo Medialogue Digital e produzida de forma independente. Esta edição contou com o apoio da Social Figures, empresa especializada em monitoramento e análise de mídias sociais que oferece a ferramenta BrandCare e trabalha junto às principais organizações e agências de comunicação do país para fornecer dados precisos e transformá-los em insights estratégicos.

Eleitores participam da conversa mas parlamentares respondem cada vez menos – Todo dia os eleitores brasileiros podem consultar, em média, 2,5 mil postagens em redes sociais realizados nos canais oficiais de Senadores e Deputados Federais. E o nível de interação é intenso. Todo mês os seguidores desses perfis fazem quase 3 milhões de comentários e replicam o conteúdo cerca de 13 milhões de vezes por meio de compartilhamentos no Facebook ou retuítes no Twitter. Na outra ponta a resposta dos parlamentares segue a tendência inversa: eles respondem cada vez menos. Uma avaliação das páginas oficiais no Facebook mostra que apenas 18% respondem a mensagens enviadas diretamente para a página. Em 2011, na primeira da Pesquisa Medialogue Político Digital, eram 23%.

Congressistas tem 58 milhões de seguidores no Facebook e Twitter – Mais de 48 milhões de brasileiros passaram a seguir políticos nas redes sociais apenas nos últimos três anos. Com isso, o número de fãs e seguidores no Facebook e Twitter saltou de 9 milhões em 2013 para 57,5 milhões em 2016.

Clique aqui para fazer o download do estudo.

Facebook em alta e websites em baixa – O Facebook é a rede social mais popular entre os congressistas, utilizado por 98% dos parlamentares. O YouTube é o segundo canal mais frequente e 75% dos Senadores e Deputados Federais mantém um canal na rede de divulgação de vídeos. A única plataforma que mostra tendência de redução na presença são os websites. Em 2016, são 68% os congressistas que mantém um site no ar, contra 77% em 2011.

15% dos parlamentares concentram 65% da audiência nas redes sociais – Os 89 Senadores e Deputados Federais considerados como os mais influentes pela Pesquisa Medialogue Político Digital 2016 concentram quase 37 milhões de fãs e seguidores nos seus perfis oficiais no Facebook e Twitter. Isso representa 65% do total de audiência de todos os quase 600 parlamentares no Congresso.

PSC e PSOL tem mais seguidores – Os dois partidos de destaque quando o assunto é audiência em redes sociais são o Partido Social Cristão (PSC) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). No Facebook, o PSC leva vantagem com uma média de 827 mil fãs por parlamentar ante 373 mil do PSOL. No Twitter, os parlamentares do PSOL registram média de 115 mil seguidores comparado com 84 mil do PSC.

Para consultar o estudo completo com a avaliação do Congresso nas redes sociais, as práticas dos parlamentares mais influentes e a análise de influência por partido visite www.medialogue.com.br/congressonasredessociais.

Alexandre Secco é jornalista e sócio da Medialogue Digital. É especialista em comunicação digital. Coordena o comitê de marketing político digital da Abradi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais). Passou por Exame, Veja e Folha de S.Paulo. secco@medialogue.com.br