Mulheres da Câmara dos Deputados e do Senado são mais influentes na internet do que os congressistas homens, a oposição tem mais força nas redes sociais e estados do Sul reúnem os parlamentares com mais presença na web. Estes são alguns dos destaques que a pesquisa Político 2.0 traz em sua versão com infográficos. Produzida pela Medialogue e com a colaboração do ilustrador Alex Argozino, o estudo reúne os principais dados da pesquisa e traz ainda o grau de influência dos 513 deputados ferais e 81 senadores, relacionados e avaliados com base em uma metodologia exclusiva da Medialogue.
Reação feminina
Entre as conclusões de influência do estudo, pode-se comprovar que apesar de em menor número as mulheres, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado, são mais influentes que os parlamentares homens.
Bancadas potiguar e gaúcha são as mais influentes
Também é possível comprovar uma concentração dos parlamentares mais influentes na região Sul. Apesar disso, os deputados do Rio Grande do Norte têm a maior média de influência no Brasil. Todos os estados da região estão entre os que têm os deputados mais influentes. No total, são 11 no topo dessa lista: AC, DF, MG, MS, PB, PR, RJ, RN, RS, SC e SP. Entre os senadores, os gaúchos são os mais influentes.
Oposição tem o poder
A nova versão da Pesquisa 2.0 traz ainda que a oposição na Câmara dos Deputados exerce maior influência do que a bancada governista nas redes sociais. É possível ainda saber quais as mídias mais usadas e quais parlamentares as utilizam com maior eficácia.
O estudo traz ainda quais as bancadas mais influentes, as mais interativas e mais acessíveis, além das que mais respondem aos e-mails enviados pelos eleitores.
A lista completa com o estudo da Medialogue pode ser acessado no botão ao final deste post. Como está sob licença Creative Commons, pode ser feito o download do estudo e sua reprodução é permitida desde que citada a fonte.