Estudo da Medialogue mostra os prefeitos que têm os melhores indicadores no Facebook.
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), parece ser o queridinho da vez entre os políticos com presença importante nas redes sociais. Segundo uma nova pesquisa lançada nesta semana pela Medialogue Digital e Reputation Guardian, ele é o recordista em números absolutos entre os prefeitos de capitais com 2,4 milhões de fãs no Facebook e posts que são compartilhados por 13 mil pessoas em média. Aparentemente a página de Doria no Facebook tornou-se um canal de comunicação muito eficiente.
Clique para baixar o ranking dos prefeitos no Facebook.
Os dados absolutos são importantes. A página de Doria no Facebook cresceu rapidamente nos 100 primeiros dias da sua gestão, ampliando em seis vezes a sua audiência. Mas é importante lembrar que São Paulo tem quase 9 milhões de eleitores, portanto é natural que o prefeito da cidade registre os maiores números. Em outros indicadores importantes o destaque fica para outros prefeitos.
Segundo Alexandre Secco, diretor geral da Medialogue, o segredo para construir canais eficientes nas redes sociais é a consistência. Vários políticos já “explodiram” nas redes sociais no começo de seus mandatos, quando são uma novidade. Dilma Rousseff é um dos casos mais notórios. Ela chegou a ter mais de 4 milhões de seguidores no Twitter, mas não conseguiu segurar sua audiência e em poucos meses o canal acabou esvaziado.
Quem bate João Doria no Facebook?
Teresa Surita (PMDB), prefeita de Boa Vista, é quem tem a rede mais ampla quando se avalia a relação entre fãs e eleitores. Ela tem no Facebook um número equivalente a cerca de cinco vezes os eleitores da cidade que comanda. O número pode parecer absurdo, mas na verdade indica uma estratégia de longo prazo. A página de Surita está ativa pelo menos desde 2011, quando era deputada federal por Roraima. Naquela época já havia sido prefeita de Boa Vista duas vezes, e hoje cumpre o seu quinto mandato.
Entre os destaques pontuais está Rafael Greca (PMN), prefeito de Curitiba, que é o mais produtivo do Facebook. Em média a sua página faz mais de 5 postagens por dia. Ele também está empatado com João Doria no que diz respeito ao número de compartilhamentos em relação ao total de fãs de cada página. Ambos registraram uma média de 69 comentários para cada 100 fãs da página no período analisado pela pesquisa.
Dr. Hildon (PSDB), prefeito de Porto Velho, está entre as páginas de menor audiência, com pouco mais de 28,5 mil fãs, mas é campeão em um indicador importante. Mais de 80% dos posts realizados na sua página são vídeos, o formato que na média gera mais engajamento dos fãs. Na página de Doria, o segundo colocado, 57% dos posts são vídeos.
No quesito de resposta aos fãs, o destaque é o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PDT). A pesquisa avalia dois pontos para medir qual o nível de resposta de cada prefeito: se a página possui uma forma de enviar mensagens diretas, e se a página responde diretamente os fãs que fazem comentários nas postagens considerando os dez posts mais recentes no momento de levantamento de dados. O prefeito de São Luís foi o único da lista a tirar a nota máximo nesse indicador.
Clique para baixar a pesquisa completa.
A Medialogue Digital foi criada há quase dez anos com o propósito de oferecer serviços de comunicação digital associando tecnologia com a melhor tradição do jornalismo. Já trabalhamos ao lado de presidentes, ministros do Supremo, CEOs, prefeituras, empresas listadas entre as maiores do país e algumas das mais influentes ONGs brasileiras. É a empresa por trás do Reputation Guardian, uma suíte de serviços para enfrentar ataques difamatórios e promover presença positiva no Google e nas redes sociais. Para baixar outras pesquisas visite o nosso site.
Alexandre Secco é especialista em comunicação digital e sócio-diretor geral da Medialogue Digital, empresa por trás da suíte Reputation Guardian, e líder do comitê de Marketing Político Digital da Abradi (Associação Brasileira de Agentes Digitais), Como consultor, trabalhou para políticos de primeiro escalão, algumas das maiores empresas brasileiras e as maiores e mais influentes ONGs do país.
Foto: Cacalos Garrastazu