A campanha para presidência da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) em 2009 marcou o início do uso das mídias sociais como estratégia principal de comunicação em uma eleição. A Medialogue foi a responsável pelas ações de campanha na internet do presidente Luiz Flávio Borges D’Urso. O resultado, além de ter contribuído pela vitória nas urnas, foi uma atuação monitorada, tendo os principais assuntos levantados com antecedência, o fortalecimento de argumentos dos apoiadores presentes nas redes sociais e comunicação personalizada com a maioria dos advogados, seja por e-mail, Twitter ou site. Para conhecer o relatório completo elaborado pela Medialogue sobre as Redes Sociais na Campanha Eleitoral da OAB-SP clique no botão ao final do post.
Desafios
Entre os principais desafios, o destaque foi contornar o desgaste por ser essa a terceira candidatura seguida de D´Urso para o cargo e as diversas tentativas da oposição de transformar este no principal ponto da campanha. Também realizar a comunicação personalizada, de baixo custo e grande eficácia com um público de 220 mil advogados dispersos em mais de 200 subseções em todo o Estado.
A aposta na internet se mostrou acertada e foi adotada também pelos demais concorrentes ao cargo, mas aparentemente sem a mesma atenção. Em dois meses de campanha, D´Urso chegou a 1,4 mil seguidores no Twitter, teve uma média de 660 visitantes únicos por dia em seu site, suas fotos resultaram em mais de 78 mil visualizações e a de vídeo se aproximou das 3 mil exibições.
Papel da Medialogue
A equipe da Medialogue esteve por trás da linguagem uniforme adotada pela campanha de D’Urso, das mensagens personalizadas e do site otimizado. Antes da campanha, levantou-se cada assunto importante que poderia ser debatido na eleição, também os detalhes regionais da gestão para informar os apoiadores do Estado e monitorando cada passo da oposição em todas as mídias sociais para realizar uma resposta contundente e rápida a toda provocação.
Esse conjunto de ações evitou, por exemplo, que o principal ataque, sobre a terceira candidatura seguida, ganhasse rótulos de “Chavismo” ou de falta de democracia, por mais que esses termos estivessem presentes nas mídias, como Orkut e Twitter ou por e-mail. Da mesma forma, o deslize da oposição em manipular o resultado de uma enquete no site foi amplamente divulgado e chegou à mídia tradicional, que até então tinha revelado pouco interesse por essa eleição.
Veja as dez principais contribuições da Medialogue à campanha de reeleição de D’Urso:
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Mensagem – Orientação para envio de e-mails personalizados a advogados em suas regiões e de acordo com suas especializações.
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Imagens – Monitoramento e orientação para que imagens figurassem entre as primeiras das ferramentas de busca.
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Twitter – Orientação para conteúdo do Twitter do candidato (em primeira pessoa) e produção e manutenção do perfil oficial de campanha.
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Vídeo – Orientação para produção de conteúdo e publicação de vídeos de apoios e a divulgação desses nas redes sociais.
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Denúncia – Divulgação de denúncia do mau uso da internet pela concorrência, instalação do debate sobre o tema e divulgação de argumentos junto a apoiadores.
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Monitoramento – Acompanhamento de todos os passos da oposição, dos temas em debate na campanha e dos resultados obtidos pelas ações dos apoiadores.
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Estratégia – Com base nos dados coletados no monitoramento, prestou consultoria para elaboração e efetivação de estratégias no uso da internet na campanha.
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Conteúdo – Produção de conteúdo para publicações específicas como Twitter, e-mails, site, redes de relacionamento, com destaques às respostas imediatas a qualquer boato ou insinuação.
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Divulgação – Serviço de assessoria de imprensa para divulgação do conteúdo publicado na internet
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Relatórios – Boletim diário sobre o dia de campanha, assuntos discutidos, movimentação dos adversários pelas redes sociais ações dos apoiadores e acessos ao site, perfis e orientações para melhorar o desempenho das ferramentas e estratégia.
Para baixar a pesquisa As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SP clique no botão abaixo.